quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mordidas de amor

Eu achava que a amamentação doía no início. Naquela fase de rachar peito, sangrar, ai, que horror.
Até que, um dia, quase 6 meses depois dessa fase, minha filha me mordeu. Usou as duas serras de dente que tem e pá, mordeu meu peito com tudo.
Toda a minha visão de dor mudou. Tudo o que eu achava que doía nao sei mais se dói mesmo...
Quando contei para o pediatra, ele disse para eu dar bronca nela. Falar firme e brava. Ok. Fiz isso algumas vezes, comecei a ficar atenta, usei outras técnicas e, agora, a bichinha parou de morder. Por enquanto pelo menos. Porque penso que é que nem droga, bebida, essas coisas: Não tem cura. É uma vitória a cada mamada.
As minhas dicas, não sei se funcionam com todos os bebês, são:

- Dê bronca no bebê: Olhe firme e diga bem brava (mas bem brava mesmo): NÃO PODE! Assim machuca a mamãe! NÃO PODE! - dá uma dó enorme, porque eles ficam te olhando meio assustadinhos, mas, na hora da dor, tenha dó de você e mantenha-se firme: NÂO PODE!
- Fique de olho: Normalmente, quando a minha filha ia me morder, ela dava uma paradinha. Eu nunca mais amamentei tranquilinha, conversando. Amamento concentrada em cada movimento dela, já fico com o dedo ali, pra tirar o peito se for o caso (pior do que a mordida, só a arrancada insistiva e idiota que fazemos) e, além disso, quando eu vejo uma paradinha suspeita, dou um sustinho nela, dizendo: SOFIA, MAMANDO.. Ela volta a mamar na hora.
- Não insista: Para mim, esse foi um ponto crítico. Toda vez que ela parava eu insistia, enfiava o peito na boca dela falando: Vamos filhinha, mama mais, vem, mama..." Ela se irritava um pouco, e era mordida na certa. Agora nao tem mais essa. Ela parou de mamar, espero um pouquinho pra ver se volta por conta própria, senao voltar pronto, fecho a blusa e vambora, acabou.
- Aprenda a tirar o peito, caso ela morda: Parece óbvio né? Mas eu levei um tempo pra perceber que arrancar o peito com os dentes dela cravados em mim, só iria piorar as coisas. Agora, amamento já com o dedo perto da boca dela (as vezes ela até confunde e vem sugar o meu dedo..rsrs) e, a qualquer movimento estranho, ponho o meu dedo na boca dela para que ela solte. Dos males o menor né? - ou - vão-se os peitos, ficam os dedos, ai que péssimo esse trocadilho...
OBS. Esse post não tem foto porque qualquer pesquisa de foto que tenha "mordida" no título, vai trazer imagens bizarras, escatológicas ou sexuais. Nem tente....

Um comentário:

  1. Nossa amei esse post como vc descreve as cenas...fiquei até com um pouquinho de medo de amamentar..rsrs

    ResponderExcluir